Notícia Oficial




segunda-feira, 2 de junho de 2014

Veja a participação da Secretária de Educação Simone Cortez no 6º Fórum Extraordinário dos DME.

"Do Sul ao Nordeste do país a expectativa dos DME foi a mesma: trocar ideias e experiências, encontrar orientação para solucionar velhos impasses e buscar novidades para trazer aos nossos municípios. Essas foram algumas das motivações dos mais de mil dirigentes municipais de educação, como eu, reunidos no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação que aconteceu de 27 a 30 de maio em Florianópolis (SC)." contou Simone Cortez.


Todos pela Educação ‪#‎6FNEx‬ Confira detalhes do momento "Fora da Escola - Não pode!" no 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime!!! Mais de 1.000 Dirigentes Municipais de Educação envolvidos!

Veja imagens e informações da participação da Secretária de Educação Simone Cortez no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes de Educação - UNDIME em Florianopólis - SC.


"É direito de todos e dever do Estado a oferta de uma educação de qualidade. Um dos pilares para essa oferta é a valorização do profissional da educação a partir da sua formação. É possível perceber um distanciamento entre a formação dos professores e a realidade das salas de aula nas redes municipais de ensino. Para melhorar a qualidade da educação será preciso avançar no processo de formação por meio de uma política nacional que atenda à necessidade das escolas públicas."


"Diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios com formação inicial dos professores; com avaliações externas que definem os conteúdos trabalhados pelos professores com os alunos; com a capacidade técnica insuficiente para o desenvolvimento de currículos próprios, faz-se necessário discutir a construção de uma Base Curricular Comum Nacional que permita a inserção de especificidades culturais locais e regionais. Essa construção da Base deverá ser feita de maneira articulada entre professores, escolas e redes de ensino, por meio das políticas pedagógicas municipais e dos projetos políticos pedagógicos. Neste caso, a autonomia sobre a metodologia permanecerá sendo dos professores e das escolas. Esta Base Curricular Comum Nacional deverá provocar a reorientação dos processos de construção das matrizes das avaliações externas."

"Os municípios, desde a aprovação da Lei 11.738/ 2008, que institui o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, vêm lutando para cumprir a lei do Piso, atualizar a Carreira e respeitar os limites impostos pela LRF. Retirar o investimento em gasto com os profissionais da educação dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal irá viabilizar o cumprimento da Lei do Piso e a estruturação de novas carreiras."
"Uma das primeiras bandeiras da Undime foi e é o cumprimento do disposto no parágrafo 5º do art. 69 da LDB: a gestão do recurso da educação feita pelo Dirigente Municipal de Educação. Para ampliar o acesso e melhorar a qualidade da educação é necessário que o planejamento e a decisão de onde, como e quando aplicar os recursos da educação seja feita dentro da Secretaria Municipal de Educação."

Leia na íntegra a Carta do 6º Fórum Nacional Extraordinário elaborada pelos mais novecentos Dirigentes Municipais em favor do direito à educação.
Florianópolis/ SC, 30 de maio de 2014
Nós, dirigentes municipais de educação e educadores de mais de novecentos municípios brasileiros, reunidos em Florianópolis/ SC de 27 a 30 de maio de 2014, por ocasião do 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, debatemos a gestão das políticas educacionais visando à garantia do direito à educação.



Informações do facebook pessoal
da Secretária Simone Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário