Notícia Oficial




quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Campo Redondo realiza seu I Fórum pró-selo Unicef 2013-2016

"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos" (Paulo Freire), sob esse prisma, no dia 13 de agosto de 2014 foi realizado no município de Campo Redondo-RN o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, que teve como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.


O evento aconteceu no Auditório Antônio Bezerra de Souza na Câmara Municipal e contou com a presença de muitas pessoas sendo representantes de várias representatividades de órgãos governamentais e da sociedade civil, dentre elas: Crianças, Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente-CMDCA ,Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Presidente de Associações Comunitárias e Rurais, Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, Rádio Comunitária FM Vale das Serras, Instituições ligadas as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Vereadores, Gestores e Professores das Escolas Municipais e Estaduais e do Centro Educacional Edna Telma, Famílias atendidas pelo Bolsa Família, PSF, CREAS e CRAS, além dos secretários municipais de Educação (Simone Cortez), de Obras (Chiquinho Victor), de Transporte (Omar Pachêco), de Finanças (Robson Medeiros), de Ação Social (Paulo José Dantas de Lima) e o prefeito Dr. Alessandru Alves, que ressaltou a importância do Selo Unicef para o município de Campo Redondo, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão, onde a comunidade conversou sobre os problemas e buscou os caminhos para resolvê-los.

O evento iniciou com a composição da mesa formada pelo prefeito Dr. Alessandru Alves, a Secretária Municipal de Educação, o Secretário de Assistência Social, a Articuladora do Selo (Mayra Ribeiro), a Presidente do CMDCA (Maria Lenise), a representante da comissão pró-selo (Suzana Medeiros), o assessor técnico da SEMTHAS (Otávio Carlos), a assistente Social (Karina Souza) e um adolescente, seguida da execução do Hino Nacional. 

Por fim, após um breve intervalo, tivemos uma apresentação cultural com a aluna Anna Flávia da Escola Dr. José Borges de Oliveira e em seguida formaram-se 06 grupos de estudos para discussão dos objetivos propostos na cartilha do Selo Unicef. 
Grupos de trabalho para redução das desigualdades







Grupo 1 
Reduzir as desigualdades relacionados ao gênero;
Grupo 2 
Reduzir as desigualdades relacionados à raça e etnia;
Grupo 3 
Reduzir as desigualdades relacionados à renda;
Grupo 4 
Reduzir as desigualdades relacionados à condição social;
Grupo 5 
Reduzir as desigualdades relacionados ao território;
Grupo 6 
Reduzir as desigualdades relacionados à idade.

Após a discussão, os grupos em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação. O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Para dar continuidade a Comissão pró-Selo já tem reunião marcada, com vistas a organizar o Plano Municipal de Ação, e enviar a documentação comprobatória ao UNICEF. "A conquista do SELO UNICEF é responsabilidade de todos. Contamos com você"

Por Assecom da PMCR


Nenhum comentário:

Postar um comentário